terça-feira, 12 de novembro de 2019

AULA PROGRAMADA 13-11 VIEGAS

Atividades 8ºA
Denotação x Conotação
Denotação ou sentido denotativo:  palavra empregada em  sentido literal ou real , ou seja, normal.
Conotação ou sentido conotativo:  palavra empregada em sentido figurado, simbólico, diferente do original.
Exemplo:
 Denotação:
Construir na rocha: fazer uma casa  ou um prédio em cima de uma grande pedra.
Conotação:
Construir  na rocha:  construir um relacionamento seguro, duradouro.
Outros exemplos:
cão está latindo muito.(  animal: denotação)
Aquela mulher leva uma vida de cão.(  vida difícil: conotação)
Meu amigo é cobra em análise sintática.( muito inteligente: conotação)
Minha sogra é uma cobra.( mulher ruim: conotação)
Minha sogra foi picada por uma cobra.( animal, serpente: denotação)
Exercício:
1. Coloque “D” quando o texto for predominantemente denotativo e “C” quando for conotativo.
A) No período dos reis católicos, a Espanha empreendeu uma política de financiamento de explorações marítimas, rivalizando poder com Portugal. (___)  

B) Meu coração tropical está coberto de neve, mas ferve em seu cofre gelado, a voz vibra e a mão escreve mar. (João Bosco / Aldir Blanc) (___)   

C) Nas tuas mãos trazias o meu mundo. Para mim dos teus gestos escorriam estrelas infinitas... (Sophia de Mello Breyner Andresen) (___)    

D) Receita de bolo de cenoura
 Ingredientes
 Massa / 3 unidades de cenoura picada 
1 xícara de óleo de soja / 3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar / 1 colher de fermento em pó (___)    

E) O passaporte brasileiro é o documento oficial, emitido pelo Departamento de Polícia Federal, que identifica o cidadão brasileiro perante as autoridades de outros países. (___)   

F) Minh´alma de sonhar-te anda perdida, meus olhos andam cegos de te ver... (Florbela Espanca) (___)    

G) Técnico realiza treino tático e repete formação que empatou o último jogo. (___)    

H) Cuidado, as paredes têm ouvidos. (___)  

I) Ri, Coração! Tristíssimo palhaço! (Cruz e Sousa) (___)  

J) Este medicamento é indicado para o alívio das manifestações inflamatórias das dermatoses, quando complicadas por infecção secundária. (___)  


Nenhum comentário: