quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O que dizer da webrádio

Fascinante. Este poderia ser um dos adjetivos utilizados para denominar o rádio. O rádio atinge um público numeroso, anônimo e heterogêneo que o caracteriza como um veículo de comunicação de massa. O rádio “fala” a mensagem e o receptor ouve. Isso faz com o ouvinte não precise ser alfabetizado. O radio é emocional, pois cria um “diálogo” com o locutor e desperta a imaginação das pessoas, pelas palavras e pela sonoplastia. A voz do locutor, a música e os efeitos sonoros podem estimular a emoção do ouvinte. Comunicadores e pesquisadores definem o rádio como um veículo criativo por ser propício ao experimento e a inovação.
A Web rádio supera as limitações tradicionais do rádio que é a comunicação por transmissão, unidirecional e sem interação. Como a Internet permite a colaboração, a rádio pela Web permite um grande nível de interação e uso combinado de outras tecnologias como flash, fórum, chat, ambientes lúdicos como o jogo Second Life e sites feitos com a colaboração em mente.
O Web-rádio é um instrumento simples que é usado pelos alunos para produzirem programas, com base em suas pesquisas, que leva o conhecimento para além dos muros da escola ou do ambiente de e-learning. Como metodologia o web-rádio estimula a criatividade, o trabalho em grupo e a efetiva relação entre teoria e prática. As pautas na web-rádio são construídas de forma coletiva e neste exercício a construção dialógica é uma relação fundamental do processo. Como o programa vai ser ouvido por um publico variado o conteúdo produzido deve ter relevância para a realidade do ouvinte e deve ser apresentado de modo atraente.

Nenhum comentário: