terça-feira, 31 de julho de 2012

6ª OFICINA DE CRÔNICA-OLP: para o 9ºA e o 9ºB

6ª OFICINA DE CRÔNICA:

Vamos começar lendo a crônica do autor Moacyr Scliar: Cobrança.
Leia:“Cobrador usa intimidação como estratégia. Empresas de cobrança
usam técnicas abusivas, como tornar pública a dívida.”
(Folha de S. Paulo, Cotidiano, 10/9/2001.)
Agora, vamos refletir:
1. Qual o principal objetivo de textos como esse?
2. Qual o significado de cobrança, que é o título desta crônica?


Vamos analisar a crônica e observar:
a) O autor é observador ou personagem (foco narrativo)?
b) Como o narrador introduz as personagens?
c) Existe um elemento surpresa?
d) Que aspectos do cotidiano são narrados? De que forma?
e) Como é o diálogo das personagens?
f) É possível localizar o conflito? E o desfecho?


É preciso lembrar-se de que a crônica é um texto curto que narra episódios corriqueiros e às vezes banais. O tom da narrativa é o da conversa, do bate-papo informal. Há poucas personagens e o fato ocorre em um tempo breve (minutos, algumas horas, período do dia). O lugar onde o episódio ocorre geralmente é um só, bem determinado.


Atividade de produção:

Galera, será que vocês conhecem alguém que já viveu uma situação em que a cobrança superou todos os limites? 
Podem imaginar uma situação assim? 


Escrevam sobre isso, lembrando que, como  toda narrativa, a crônica apresenta os elementos esperados: acontecimento a ser narrado, narrador, personagens, desenrolar  da narração, ou seja, o enredo, o conflito e uma finalização.



Nenhum comentário: