quarta-feira, 6 de agosto de 2014

GÊNEROTEXTUAL DE HOJE: LENDAS

Hoje vamos ler muitas lendas, que  são estórias fantásticas, originalmente contadas de forma oral, e que possuem origem histórica. São ligadas ao princípio dos tempos, ou da humanidade, onde o mágico aparece como "milagre". Mescla de fatos e fenômenos, frutos da imaginação dos povos primitivos, a lenda procura dar uma explicação a fenômenos e/ou acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.  Por exemplo: explicar a origem do trovão, explicar a origem de uma cachoeira, do relâmpago, da chuva, das águas, nascimento do sol, lua etc. 

PARA QUE SERVEM AS LENDAS ?
1.As lendas, originalmente, servem para tentar explicar as origens e fenômenos naturais que não eram compreendidos intelectual e cientificamente.
Pesquise, por exemplo, a lenda das Cataratas do Rio Iguaçu, a lenda da mandioca, dentre outras.
 Características:
LENDAS:
 - Mescla de fantasia, ficção, fatos e fenômenos reais;
- Têm pessoas e animais como personagens.
- Oralidade (foram contadas de geração a geração de forma falada, e não escrita);

MITOS
- São histórias impregnadas de simbologia, data e religiosidade, que os povos antigos contavam, para tentar compreender e explicar as origens do mundo, do homem e do universo;
- Têm, como personagens, deuses, semi-deuses e heróis, enquanto que as lendas têm somente pessoas e animais. Não possui, porém, nenhum embasamento religioso-lógico-filosófico. O autor pontua que assim como o sonho é um mito individual, os mitos são sonhos coletivos, isto é, sonhos da humanidade.
A lenda, pode-se dizer,  é considerada "história falsa".
O mito, pode-se dizer, é considerado "história verdadeira".
Ambos (lendas e mitos) tentam explicar a essência humanae sua relação com o universo.
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=27

2. Lendas Urbanas

São relatos fantasiosos que, na verdade nunca ocorreram. São mentiras contadas como se fossem verdades, gerando boatos e histórias fantásticas. As chamadas “lendas urbanas” são aquelas histórias que ninguém sabe como, onde ou quem difundiu, mas, pelos detalhes, muitas vezes surpreendentes ou até mesmo chocantes, são freqüentemente ligadas a um fato real que é deturpado ou exagerado para assustar ou impressionar as pessoas.
Algumas lendas para ler e não ficar com medo! São apenas lendas urbanas.
Atividade:
Depois de ler as lendas urbanas, escolha uma. Você deve recriá-la, adicionando elementos do mundo moderno. Entregue o texto/lenda original juntamente com o texto/lenda escrita por você.
Data da entrega: 13/08.

Nenhum comentário: