domingo, 21 de fevereiro de 2016

O GÊNERO TEXTUAL CONTO:8ºA


O ato de contar histórias remonta a épocas antigas dentre a história da humanidade. A verdade é que a maioria das pessoas, em um determinado momento de sua existência, já teve a oportunidade de se entreter em meio às encantadoras ou até mesmo às horripilantes histórias contadas pelos nossos antepassados, não é mesmo? Clique aqui e leia mais.

Quem nunca ouviu aquelas historinhas quando criança, cheias de fantasia, magia, terror, suspense...? Essas historinhas são chamadas de contos, sendo eles classificados em populares e fantásticos. 
        Os contos são uma narrativa curta, em prosa. Apresentam  narrador, tempo, espaço, personagens e enredo.
        Os temas mais abordados neles são seres e universos de ficção.
       Geralmente os contos são descritos oralmente, sendo eles sempre acrescentados de alguma maneira, como diz aquele provérbio: Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto. 


Contos populares:
 Narrativa curta, com muita imaginação, transmite valores históricos e culturais, lendas e conhecimentos.Procuram transmitir uma lição ao leitor.
  São aqueles passados de geração em geração.



Contos fantásticos:
São contos que trabalham com a irrealidade, a magia, as características humanas dadas à animais.
Obtendo sempre o bem e o mal, há seres com poderes surreais, levando o bem a vencer sempre.


Contos de fadas:
Chamamos de contos de fadas porque são histórias que têm sua origem na cultura céltico-bretã, na qual a fada, um ser fantástico, tem importância fundamental. Considerados clássicos da literatura mundial, os contos de fadas têm origem em tempos remotos e nem sempre se apresentaram como os conhecemos hoje. O aspecto fantasioso e lúdico que hoje os envolve surgiu da necessidade de minimizar enredos controversos e polêmicos, próprios de uma época em que a civilização ainda não havia inventado o conceito que hoje conhecemos tão bem: a infância.
Contos de enigma:
 Em geral, os contos de enigma "apresentam" ao leitor algumas informações iniciais relacionadas ao tempo e ao espaço da narrativa.
As narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o "problema".


Atividades:
1. Pesquise sobre um dos tipos de conto estudado;
2. A partir da pesquisa, do que leu sobre o tipo de conto escolhido, crie sua própria história (deste tipo de conto) e que deve ter as seguintes palavras: uma menina, uma mulher má, um galã, um animalzinho e uma vela.




Nenhum comentário: