quinta-feira, 28 de julho de 2016

Lendas: leitura e produção de texto 7ºB

Lendas:
 Vamos agora começar a leitura das lendas tradicionais do folclore brasileiro. Você sabe o que significa a palavra folclore? 
  1. 1. conjunto de costumes, lendas, provérbios, manifestações artísticas em geral, preservado por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral; populário;
  2.      2. ciência das tradições, dos usos e da arte popular de um país ou região; demologia, demopsicologia, populário.



Lendas Urbanas mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. Geralmente são histórias que guardam algumas verdades mas como são transmitidas através do efeito “telefone sem fio” sofrem distorções grotescas, visto que cada um conta a história da forma que acha mais interessante. Pela falta de provas e pelas alterações que sofrem ninguém fica sabendo ao certo aonde começa e aonde termina a verdade embutida em uma lenda urbana. Mesmo assim não deixam de ser interessante e um tanto assustadoras.
As Lendas urbanas sempre fizeram parte do conhecimento popular. Não importa a cidade em que você more, certamente existe uma história misteriosa contada por algum dos moradores capaz de fazer você passar a noite em claro ou ficar bastante incomodado com os piores pesadelos.

Vamos ler algumas lendas.


Vamos então pesquisar:
- como elas surgem
- lenda ou falta de informação
- lendas da região ou da cidade

Produção de texto:
Vocês vão criar sua própria lenda urbana. Para isso, em seu texto deverão aparecer as seguintes abaixo, de forma coerente e criativa, organizando uma história que tenha sentido e que use os elementos de um texto narrativo (se tiver dúvidas ainda de quais sejam, pesquise!)

MONSTRUOSO               CRIANÇAS
DECAPITADO                   FUTEBOL
OBESO                               TAÇA
VAGA-LUMES                      ÁRVORES
MULETA                             VÍRUS


Nenhum comentário: