- o cenário da crônica reflete o lugar onde você vive?
- ela cumpre o objetivo a que se propõe: emocionar, divertir, provocar reflexão, enredar o leitor?
- e o episódio escolhido, como é tratado pelo autor? há um modo peculiar de dizer?
- organiza a narrativa em 1ª ou 3ª pessoa?
- as marcas de tempo e lugar que revelam fatos cotidianos estão presentes?
- que tom o autor usa ao escrever: irônico, humorístico, lírico, crítico?
- utiliza uma linguagem simples, espontânea, quase uma conversa informal com o leitor?
- o enredo da crônica está bem desenvolvido, coerente? há uma unidade de ação?
- no desenrolar do texto, as características da narrativa (personagem, cenário, tempo, elemento surpresa ou conflito e desfecho)estão presentes?
- faz uso dos verbos de dizer?
- os diálogos das personagens são pontuados corretamente?
- há alguma palavra que não está escrita corretamente, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos? e a pontuação está correta?
- o título mobiliza o leitor para a leitura?
Sou uma educadora consciente das minhas responsabilidades, preocupada com a aprendizagem dos meus alunos e fascinada pelas tecnologias aliadas à educação.
segunda-feira, 4 de julho de 2016
Roteiro para revisão da crônica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário