segunda-feira, 27 de junho de 2016

8º oficina: crônica

Atividade 1:
Queridos, cliquem no link a seguir e leiam os parágrafos iniciais de algumas crônicas. Vamos continuar com o texto. Escolha um dos trechos iniciais e continue a história (atividade em dupla).

Atividade 2:sobre o foco narrativo
Reescrevam o texto abaixo transformando o autor-personagem em autor-observador:
“[...] O meu fusca deslizava dócil e macio no asfalto, eu ia para a cidade feliz da vida. Tomara banho, fizera barba e, metido além do mais num terno novo, saíra para enfrentar com otimismo
a única perspectiva sombria naquela manhã de cristal: a da hora marcada do dentista...”
Fernando Sabino. “O enviado de Deus”, in: Elenco de cronistas modernos 21ª- ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

Atividade 3: outra crônica
A partir da notícia abaixo, crie uma crônica, lembrando-se de tudo o que já estudamos sobre o gênero:
“Toque-me, sou teu”
O programa é uma iniciativa trazida para o Brasil pelo pesquisador e cientista nglês Luke Jerram, com a intenção de unir culturalmente as diferentes classes sociais.
Jerram também distribuiu 15 pianos pelas ruas de Birmingham, no Reino Unido, por alguns dias, com a intenção de unir culturalmente as diferentes classes sociais. Também criou a página na internet , para que o público postasse suas sensações e fizesse comentários sobre a mostra.
O Sesc (Serviço Social do Comércio) doou oito pianos a escolas e grupos comunitários, colocando-os à disposição da população, em pontos estratégicos de São Paulo: “Toca quem sabe, toca quem gosta, toca quem quer experimentar”. Desde que o projeto começou, em outubro 2008, as pessoas que circulam pela estação da Luz obedecem à frase escrita no piano “Toque-me, sou teu”. Centenas de pessoas já sentaram nos banquinhos. São músicos ou simplesmente curiosos que passam, veem o piano desocupado e tocam para se divertir, atrair a atenção de quem passa, tornando o ambiente mais agradável.
Acesse o site e saiba mais sobre o programa.

Nenhum comentário: